domingo, 16 de julho de 2017

O poder visionário do artista

O artista, seja ele um músico, um pintor, um cartunista, um escultor, etc, possui um alto grau de sensibilidade que o conecta com outros estágios e formas de percepção da realidade. Entre todas as classes de artistas existem alguns raros seres que se destacam e são tidos como Visionários.
Antes de mais nada vejamos o significado do termo visionário: sig. Individuo que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência. Diz-se que o visionário é capaz de enxergar e analisar não apenas o presente mas também o futuro. O visionário é capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de simplesmente ser apenas atropelados por elas. 

No universos das Artes  alguns artistas se tornaram grandes visionários e inspiradores das invenções que viriam assolar a humanidade do século XX. Exemplo disso e o artista Alex Raymond, que em 07 de janeiro de 1934, trazia a realidade o personagem de um romance interplanetário chamado Flash Gordon. 
Publicado inicialmente em pranchas dominicais ( tirinhas), Flash Gordon apresenta mulheres com mini-saias duas décadas antes de Mary Quant ter transformado os trajes sensuais em  realidade. 
As pranchas de Flash Gordon, embora "fictícias", apresentavam já nos anos de 1930 os raios laser e naves espacias que décadas depois vão inspiraram  os engenheiros da NASA a desenharem os foguetes espacias que foram capazes de levar o homem realmente ao espaço.
Alex Raymond não é único, outro gênio visionário que o universo  da Arte revela, e muito conhecido pela sua Gioconda (Mona Lisa). Trata-se do artistas renascentistas Leonardo da Vinci.
                                  
 Estudos de seus cadernos tem trazido a luz do conhecimento geral, diversos protótipos de objetos e inventos que só passaram a existir no século XX. Um exemplo disso e o "Helicóptero" de Leonardo ou Parafuso Helicoidal Aéreo, que foi desenhado em 1493 pelo gênio, antecipando nada menos que  450 anos,o helicóptero . 
Leonardo da Vinci, Alex Raymond e até mesmo outros artistas tem trazido a tona  visões de "futuros" próximos ou não. Seja na pintura, na música, na escultura, nas peças de teatro ou em uma simples tirinha, a veia visionária dos artistas tem mostrado ao senso comum o que um dia (pode ser amanhã, ou depois de amanhã) se tornará realidade, mostrado, o que muitas vezes o senso comum não se permite "ver" sendo atropelado pelos acontecimentos que muitas vezes se mostram evidentes e próximos.
A veia visionária do artista se manifesta em diferentes momentos e em diversas formas. Esteja ele consciente ou não disso,  é um eterno visionário, diríamos um xama da sociedade. 

Por Jimmy Rus - 
Professor, cartunista, produtor cultural entre outras coisas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário